VISITA AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA - PORTUGAL
- Cleia Macedo

- 13 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2020
Depois de uma peregrinação a Jerusalém - Israel, chegamos em Fátima - Portugal no meio de uma chuvarada com uma friagem fora de época e com minha irmã Dalce com uma virose braba. Parecia que não ia dar muito certo...mas que nada! Cuidei dela, deixei tudo em ordem e fui com minha câmera e minha amiga Nilza fazer fotos lindíssimas no Santuário no lindo cair da tarde e entrei pela noite.

Chegar em Fátima - Portugal é certamente uma experiência fascinante e gratificante, como estávamos no Hotel Coroa de Fátima que fica na avenida Beato Nuno número 150, foi fácil chegar no Santuário, já que fica a umas três quadras de distância. É um lugar único para se concentrar e ficar um pouco com seus pensamentos e ter uma experiência com Deus e Nossa Senhora, principalmente na hora que cheguei, pois estava no finalzinho da tarde e como o dia estava chuvoso e frio o local estava praticamente deserto, apesar de ser um dos lugares mais visitados do mundo, mas naquelas horas que passei lá foi tranquilo.
Junto com minha amiga Nilza, companheira de viagem, aproveitei e fui fazendo as fotos no jardim, no estacionamento logo na entrada, da ponta da torre da Basílica, começando a acender as primeiras luzes dos postes, muito gostoso mesmo. No primeiro momento tivemos dificuldades para achar a entrada pois é um pouco extenso na frente, com muretas bem baixinhas, parece as casas de antigamente que não tinham muros, os pés de laranjeiras cheinhos de laranjas dava pra tirar com as mãos, mas não precisávamos pois as muretas estavam cheias de laranjas maduras para quem quisesse.
Então entramos e pude ver a arena, sim pois é no formato de uma arena com uma escadaria imensa, com o Monumento ao Coração de Jesus bem no meio, fabuloso. Avistei também os corredores imensos com um arsenal de cadeiras para a procissão das velas que iria acontecer mais tarde. A capelinha da aparição de Nossa Senhora igualzinho a que a gente vê na televisão, mas ao vivo, real e nada pode se comparar quando a gente sonha e quando a gente está acordado. Assim é o Santuário: lindo, grandioso, tranquilo, aconchegante e belo.
Ficamos assim admirando o local, fazendo nossas orações e fazendo fotos, como fazem as pessoas que chegam nos locais e querem registrar tudo. Eu gosto de registrar, mas também registro na minha mente, no meu coração. Pois apesar de já ter passado uns seis meses desde que viajei, quando escrevo aqui me sinto como se estivesse vivendo aqueles momentos. Na verdade Fátima marcou muito, não pelo tempo, não sei se chegou a dois dias completos, mas pelos acontecimentos.
Continuando ainda no Santuário chegou a hora da missa, fomos assistir a belíssima celebração, que foi emocionante, e saí da Basílica num frio tão medonho que não sei como sobrevivi, jurando a Deus que naquela noite só queria uma caminha quente e uma sopinha que serviam no hotel, a coisa mais maravilhosa que eu podia tomar naqueles tempos de comida de Israel.

O Santuário de Fátima é um Santuário Mariano intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizado no lugar Cova da Iria, na cidade de Fátima de Ourém, em Portugal. Local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos de aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto em 1917.
Este é um Santuário Nacional, um dos mais importantes Santuários Mariano do mundo pertencentes à igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso. Foi distinguido com três rosas de ouro papais e visitado pelos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) Bento XVI (2010) e Francisco (2017).
Sua edificação iniciou-se em 1919 com a construção da Capelinha das Aparições, hoje conta além da Capelinha das Aparições, o Recinto de Oração (exterior), a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a respectiva Colunata, a vasta Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra nos Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI com duas basílicas, o que representou um aumento significativo da capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.
CAPELINHA DAS APARIÇÕES
Está localizada no lugar da Cova da Iria. Foi construída em resposta ao pedido de Nossa Senhora (“Quero que façam aqui uma capela em minha honra”). Embora tenha sido sujeita a algumas reparações no decorrer dos anos, a capelinha manteve as suas características originais, preservando os traços de uma pequena ermida popular.
Junto à capelinha encontra-se exposta para veneração a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, é uma obra em madeira (cedro do Brasil), mede 1 metro e 37 centímetros de altura e pesa 19 quilos.
Esta imagem tem uma importância excepcional no imaginário mariano, sendo considerada por Marco Daniel Duarte “ o mais divulgado modelo iconográfico mariano da época contemporânea, presente em quase todos os templos católicos do mundo”. Como não havia um modelo específico para a Senhora de Fátima, sendo uma aparição inédita, foi buscada inspiração em instruções dadas pela vidente Lúcia ao padre Manuel Nunes Formigão.
BASÍLICA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
É um dos edifícios mais icônicos do Santuário. Foi erguida no local onde os três pastorinhos brincavam quando, no dia 13 de maio de 1917, viram o clarão que antecedeu a primeira aparição da Virgem Maria. O início da construção da basílica data de 1928. Em 1953 ocorreu a sagração e em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor pelo Papa Pio XII. O templo foi estrategicamente implantado no ponto mais alto da área; esse desejo de destaque seja acentuado através da imponência da torre sineira, em posição central e com 65 metros de altura.

O estilo arquitetônico é muito simples. No interior encontram-se 14 altares laterais dedicados aos mistérios do Rosário. Os vitrais e as pinturas que ornam a igreja são da autoria de João Sousa Araújo datam de 1967 e representam cenas alusivas à vida de Nossa Senhora, às aparições e a Mensagem de Fátima. Os da capela-mor representado os Evangelistas a Aparição do Anjo e cenas de Peregrinação foram criados pela sociedade madrilena Maumejean y Hilos. No lado direito do transepto, o do Evangelho, está o túmulo de Francisco, falecido em 1919. Do lado esquerdo o da Epistola, vê-se o túmulo de Jacinta, falecida em 1920, ao seu lado estão túmulo da irmã Lúcia que faleceu em 2005. Francisco e Jacinta foram canonizados no Santuário de Fátima a 13 de maio de 2017 na Peregrinação Internacional Aniversário do Centenário das Aparições presidida pelo Papa Francisco.










































































Comentários